Indicações de profissionais para as empresas: saiba as vantagens e desvantagens

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Há uns 10 anos, ser contratado por indicação de um colega, parente ou diretor de uma empresa não era algo visto com bons olhos. Para a equipe, a pessoa indicada não era um bom profissional, pois não conquistou a vaga por seus devidos méritos. Hoje, o cenário já é bem diferente.

 

A tendência QI (Quem Indica) vem reforçando mais a importância das redes de contatos. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as indicações transmitem confiança. Para ser indicado a alguma vaga, é necessário que a pessoa que está indicando confie no seu trabalho e acredite que você vai dar conta do recado.

 

⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

 

Vantagens e desvantagens do QI

 

Estudos mostram que para quem indica a expectativa é muito maior. A pessoa praticamente assume a responsabilidade pelo trabalho desempenhado pelo indicado. Se o resultado não agradar, tende a perder credibilidade com a empresa. Por outro lado, se a indicação dar certo, o profissional mostrará que possui um bom network e círculo de influências. Por isso, para quem indica, é importante seguir os seguintes passos:

 

  • Entender as responsabilidades da vaga
  • Ter certeza de que o indicado possui as competências técnicas e comportamentais para a vaga
  • Explicar para o indicado a cultura da empresa, verificar se ele se encaixa no perfil e tem interesse pela vaga

 

Para o indicado, o cuidado deve ser o mesmo. O profissional deve ter o bom senso de que adquiriu uma grande responsabilidade. Afinal, o desempenho de seu trabalho impacta em quem o indicou. Por isso, se você for o indicado, busque entender a cultura da empresa e se tem perfil para a vaga. Uma aposta mal feita na sua carreira pode acabar impactando a sua rede de contatos.

 

https://www.curriculo10.com.br/blog/saiba-o-que-voce-precisa-para-planejar-a-sua-carreira/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10