Há uns 10 anos, ser contratado por indicação de um colega, parente ou diretor de uma empresa não era algo visto com bons olhos. Para a equipe, a pessoa indicada não era um bom profissional, pois não conquistou a vaga por seus devidos méritos. Hoje, o cenário já é bem diferente.
A tendência QI (Quem Indica) vem reforçando mais a importância das redes de contatos. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as indicações transmitem confiança. Para ser indicado a alguma vaga, é necessário que a pessoa que está indicando confie no seu trabalho e acredite que você vai dar conta do recado.
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram
⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!
Vantagens e desvantagens do QI
Estudos mostram que para quem indica a expectativa é muito maior. A pessoa praticamente assume a responsabilidade pelo trabalho desempenhado pelo indicado. Se o resultado não agradar, tende a perder credibilidade com a empresa. Por outro lado, se a indicação dar certo, o profissional mostrará que possui um bom network e círculo de influências. Por isso, para quem indica, é importante seguir os seguintes passos:- Entender as responsabilidades da vaga
- Ter certeza de que o indicado possui as competências técnicas e comportamentais para a vaga
- Explicar para o indicado a cultura da empresa, verificar se ele se encaixa no perfil e tem interesse pela vaga
Saiba o que você precisa para fazer um Planejamento de Carreira
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram