5 dicas para engajar apresentações por vídeo


A pandemia continua afetando o mundo e, por isso, muitas empresas continuam mantendo as rotinas de trabalho de forma remota e com muita vídeo.

Por conta disso, as videoconferências continuarão sendo utilizadas com frequência como forma de interação entre os profissionais.

Uma das dificuldades deste recurso é prender a atenção e se conectar de forma efetiva com as demais pessoas presentes na reunião.

Como conseguir este engajamento? Separamos cinco dicas que podem ajudar. Confira:


1 – Conte histórias pessoais

Uma forma de chamar atenção logo no início da conversa é compartilhar uma história pessoal que seja relevante ao assunto que será discutido. Em um momento em que a vida pessoal e profissional estão cada vez mais interligadas, não há problema em utilizar vivências pessoais como exemplos para iniciar uma conversa profissional. Vivências sempre prendem a atenção.


2 – Faça perguntas

Uma forma de proporcionar interação entre os participantes da reunião é fazendo perguntas logo no início, para transformar a apresentação em uma conversa. Se for um grupo grande, faça enquetes no estilo “sim” ou “não” para que as pessoas possam responder levantando as mãos ou respondendo no chat. É interessante ter alguém no chat para moderar a conversa e incluir mais pessoas.


3 – Gesticule com as mãos

Gesticular com as mãos aumentam as chances do ouvinte reter melhor a informação. Para videoconferências, as recomendações são manter os gestos dentro do quadro da tela e afastar o próprio corpo um pouco da câmera para incluir as mãos na visualização. Além disso, a cabeça deve ocupar 1/3 da tela. Para quem usa planos de fundo virtual, é importante manter os gestos na frente de seu corpo, em vez de para os lados, para evitar efeitos indesejados.


4 – Sorria

Um sorriso é uma ótima maneira de projetar energia, mas também deve ser usado com cuidado. O profissional não deve sorrir se estiver falando sobre más notícias, como pandemia, devastação econômica, injustiça, entre outros. Porém, ainda que esse seja o assunto, é possível sorrir quando for se apresentar ou concluir a fala na videoconferência. Um sorriso mostra que o profissional está ansioso pela conversa.


5 – Fique em pé

Mesmo que o instinto seja ficar sentado em frente ao computador, tente ficar de pé quando for apresentar algo. Além de melhorar a postura e aumentar a autoconfiança, ficar de pé em uma apresentação pode ajudar a projetar energia e engajar a audiência.


Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática na próxima videoconferência.









Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.