Soft skills na pandemia: confira 5 habilidades que fazem a diferença

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google


Já falamos diversas vezes sobre como a pandemia trouxe adaptações para o mercado de trabalho. Por conta disso, diferentes soft skills passaram a ser necessárias nas rotinas das empresas. Esta expressão é um termo inglês para habilidades pessoais. A nova realidade passou a exigir que colaboradores e candidatos às vagas de empregos tivessem habilidades específicas para tempos de crise como o qual estamos passando.


Confira as 5 soft skills essenciais para os profissionais atuarem neste contexto de “nova normalidade”:


1 – Autogestão

Saber gerir o próprio tempo se transformou em um objetivo diário para os profissionais. Colaboradores que sabem equilibrar as tarefas do trabalho com as demais demandas da casa são muito valorizados. Para isto, é essencial saber priorizar as demandas e propor prazos possíveis. Ferramentas como Trello, Evernote e Focos To-Do podem ajudar.


2 – Inteligência Cultural

Essa soft skill está relacionada ao respeito às diversas culturas e suas diferenças. Levar em conta a globalização e entender que as empresas têm funcionários e clientes de diversas realidades sociais e regiões do país é primordial. Ter empatia e buscar entender melhor cada contexto são características muito procuradas pelos recrutadores.


3 – Colaboração

Trabalhar a colaboração em um ambiente corporativo faz a diferença. Equipes onde cada pessoa contribui com suas habilidades formam um time mais diverso e torna o ambiente de trabalho mais agradável. Por isso, pensar no coletivo é imprescindível.


4 – Inteligência emocional

Lidar com emoções em momentos difíceis ou sob pressão proporciona ao profissional enxergar as situações com mais clareza. Esta habilidade requer que o profissional reconheça seus pontos fortes e fracos, além de suas emoções, para trabalhar em cima disto. Testes de personalidade e comportamento podem dar uma boa base para se autoconhecer profissionalmente.


5 – Adaptabilidade

Essa habilidade é primordial, especialmente para tempos de crises. Ser flexível e se adaptar aos novos objetivos faz com a rotina se torne mais fluida no trabalho.


Agora que você já tem essas informações, que tal buscar cursos sobre esses temas? Um profissional que procura se atualizar constantemente se destaca dos demais. 




https://www.curriculo10.com.br/blog/saiba-como-fazer-um-resumo-de-impacto-no-linkedin/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10