Síndrome de Burnout: você sabe o que é isso?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Este distúrbio psíquico de caráter depressivo já atinge 30% dos trabalhadores brasileiros, que apresentam esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. Entre os principais sintomas deste distúrbio estão dores de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e indisposição.

Tudo isso resulta em uma diminuição na produtividade e da vontade de ir ao trabalho. É importante ressaltar que este problema não surge em consequência de uma falha pessoal. A síndrome está relacionada à uma incompatibilidade entre o profissional e o seu atual emprego, seja por questões de reconhecimento, salário, equipe ou volume de trabalho.

Tratamento

Se você apresenta estes sintomas, procure um psicólogo ou psiquiatra. Ele realizará um diagnóstico a partir dos sintomas, história pessoal e contextualização do momento atual. O tratamento varia de acordo com cada caso, mas pode exigir medicação e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento são recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

Recomendações

Não deixe o trabalho afetar sua vida pessoal. Faça exercícios físicos e desfrute de momentos de lazer. Mudanças de hábito pode ser uma ótima maneira de prevenir e tratar a Síndrome de Burnout.

Quando apresentam esgotamento físico e emocional, muitas pessoas passam a consumir álcool com mais frequência para “relaxar”. Porém, este hábito não é recomendado e pode, inclusive, agravar o problema. Busque a opinião de seus familiares, amigos e colegas de trabalho quanto ao seu comportamento, Quem possui Síndrome de Burnout muitas vezes não percebe

Avalie suas condições de trabalho. Elas estão interferindo na sua qualidade de vida? Estão prejudicando sua saúde física e mental? Se a resposta for sim, procure propor uma nova dinâmica às suas atividades diárias e objetivos profissionais. Em muitos casos, é aconselhável até mudar de emprego e até de carreira! Para não se precipitar, reiteramos: busque ajuda profissional! Sua saúde mental merece todo o cuidado possível.

 

https://www.curriculo10.com.br/blog/5-dicas-para-voltar-ao-mercado-depois-de-uma-pausa-na-carreira/

 

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10