O significado da palavra resiliência, que vem do latim, já diz tudo: voltar ao normal.
Ser resiliente nada mais é que ser capaz de superar as adversidades e absorver a situação, retornando ao momento considerado original. Uma pessoa resiliente sabe lidar com os problemas e as mudanças.
A competitividade e os avanços tecnológicos são alguns fatores que impactam os colaboradores em diversas situações hoje em dia. Por isso, ser resiliente é essencial para conquistar sucesso no mercado de trabalho.
Pesquisadores de todo o mundo já comprovaram que a resiliência está relacionada a altos níveis de engajamento e performance dos profissionais, além de melhorar saúde e bem-estar, pois alivia o stress e o burnout.
Veja mais sobre como a resiliência pode ajudar os profissionais:
Inteligência emocional
O nervosismo é algo que pode atrapalhar muitos profissionais em determinadas situações, como uma apresentação em uma reunião importante. Uma pessoa resiliente consegue administrar essas situações e controlar as emoções.
Autoconfiança
A resiliência gera autoconfiança e as empresas buscam profissionais com essa característica, pois ajudam no crescimento da organização.
Persistência
A persistência está amplamente relacionada à resiliência. Afinal, desistir ou desanimar não faz parte do contexto. Uma pessoa persistente exala confiança e tem mais chances de conquistar o que quer.
Como ser uma pessoa resiliente?
Esta é uma capacidade que cada pessoa conquista no seu tempo. Há algumas formas de conquistá-la: evitando pensamentos negativos, praticando o autocuidado, evitando comparações com outras pessoas e enfrentando medos.
É possível também procurar cursos que ajudem a desenvolver a resiliência, há vários inclusive gratuitos na internet. Se desenvolva e conquiste seu espaço no mercado de trabalho!
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra