Saiba como fazer um currículo para uma vaga de emprego em Portugal

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google


Portugal é um dos países preferidos dos brasileiros que escolhem morar fora do país. Para quem sonha em exercer a profissão em terras lusitanas, enviar o currículo para empresas que oferecem oportunidades no país é essencial. Algumas questões são bem importantes para se considerar na hora de elaborar o documento.


Existe um modelo de currículo profissional usado na Europa, no qual as características profissionais do candidato são colocadas em um modo padrão. O EuroPass é o mais conhecido e utilizado. O Currículo 10 oferece o serviço de elaboração de currículo neste formato! Saiba mais aqui.


Confira, agora, algumas dicas para fazer um currículo para uma vaga de emprego em Portugal:


Currículo resumido e objetivo

Assim como no currículo para vagas no Brasil, o documento deve ser estruturado, resumido e objetivo, além de reforçar as principais qualidades do candidato que estejam de acordo com a vaga ofertada.


Informe visto ou cidadania

Se o candidato possui algum visto ou cidadania europeia, isto deve constar no currículo, pois será um grande diferencial para conquistar a vaga.


Currículo personalizado

Cada vaga exige um tipo de currículo. Por isto, será necessário adaptar o documento de acordo com a vaga pretendida. Não é aconselhável mentir sobre as qualificações e sim destacar as qualidades que a vaga exige e o candidato possui.


Parte acadêmica

O profissional deve incluir no currículo o maior grau de estudo, nome da instituição que se formou, curso (área), além da data de início e conclusão. Não esqueça de mencionar também formações complementares, como cursos e workshops.


Experiência profissional

O currículo deve conter, de forma resumida, as responsabilidade, realizações e projetos envolvidos do candidato. Deixar o trabalho mais recente no topo. Não é necessário mencionar todas as experiências profissionais, apenas citar três ou quatro mais importantes.


Ortografia

Importante ressaltar que a ortografia deve ficar impecável, utilizando um português correto e de fácil compreensão. Evite gírias. Muitas palavras em Portugal são diferentes do Brasil e em caso de dúvida pesquise na internet ou peça ajuda a alguém que tenha familiaridade com o idioma de lá.


Gostou das dicas? Qualquer dúvida conte com a ajuda do Currículo 10 para fazer o seu documento no formato europeu.




https://www.curriculo10.com.br/blog/curriculo-10-saiba-o-que-dizem-nossos-clientes/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10