Planeje sua carreira e obtenha sucesso em 8 passos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

No Brasil, dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Passada a festa mais popular do país, é hora de planejar suas metas e colocá-las em prática! Se a sua meta é alavancar a carreira em 2020, separamos dicas valiosas para ajudá-lo(a) nesta missão. Confira:

1 – Trace seus objetivos

O que você quer para a sua carreira? Trocar de emprego? Começar um curso para aprimorar seus conhecimentos? Palestrar sobre algum assunto que domina? Seja qual for seu objetivo profissional, tenha em mente o que você realmente quer.

2 – Planeje como chegar lá

Tendo em mente o seu objetivo, é hora de planejar o que é preciso fazer para alcançá-lo. Guardar dinheiro, comprar algum equipamento específico, estudar, estruturar uma apresentação… liste tudo o que é necessário para ajudá-lo(a) a chegar onde deseja.

3 – Prazos

Estabeleça um prazo para cada passo necessário. Uma semana, um mês ou até um pouco mais. O importante aqui é cronometrar, não se descuidar e arriscar perder o prazo. Anote esses prazos em todas as ferramentas possíveis para sempre lembrá-los.

4 – Avalie o mercado

Como está a sua profissão no mercado? Quais as oportunidades e ameaças da sua profissão? Para conseguir uma promoção, aumento de salário etc, é preciso se destacar e estar atento(a) ao que o mercado está pedindo.

5 – Pontos fortes e a serem aprimorados

Quais são suas forças e pontos fortes? É importante deixar isto bem claro e analisar como essas características positivas podem ajudá-lo(a) na sua trajetória. Da mesma forma, é primordial reconhecer suas fraquezas e pontos fracos. Desta forma, você pode aprimorá-los através de cursos, workshops etc.

6 – Network

Os contatos são importantes para a sua vida profissional. Se você está em busca de uma nova oportunidade, por exemplo, uma indicação pode fazer toda a diferença. Por isso, cultive o network físico e a comunicação virtual, através de LinkedIn e outros meios.

7 – Plano B

Imprevistos acontecem, ninguém está isento disso. Por isso, é importante analisar todas as possibilidades que podem acontecer e interferir que você atinja seus objetivos. Desta forma, fica mais fácil fazer um plano extra para que você ainda consiga a sua realização. Nestas situações, não se desespere! Lembre-se que podem ter outras formas de conseguir o que você quer.

8 – Aprenda com as experiências

Guarde os aprendizados e experiências. Se algo não deu certo no meio do caminho, respire fundo e analise a situação. Veja como você pode contornar a situação e o que isso lhe trouxe de aprendizado. Certamente, você não repetirá os mesmos erros. 

Lembre-se: o seu caminho pode até se prolongar, mas não desista dos seus objetivos!

https://www.curriculo10.com.br/blog/os-6-erros-mais-comuns-nos-curriculos-saiba-quais-sao-para-voce-nao-cometer/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10