Planeje sua carreira de sucesso em 8 passos

No Brasil, dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Passada a festa mais popular do país, é hora de planejar suas metas e colocá-las em prática! Se a sua meta é alavancar a carreira em 2020, separamos dicas valiosas para ajudá-lo(a) nesta missão de ter uma carreira de sucesso. Confira:

1 – Trace seus objetivos

O que você quer para a sua carreira? Trocar de emprego? Começar um curso para aprimorar seus conhecimentos? Palestrar sobre algum assunto que domina? Seja qual for seu objetivo profissional, tenha em mente o que você realmente quer.

2 – Planeje como chegar lá

Tendo em mente o seu objetivo, é hora de planejar o que é preciso fazer para alcançá-lo. Guardar dinheiro, comprar algum equipamento específico, estudar, estruturar uma apresentação… liste tudo o que é necessário para ajudá-lo(a) a chegar onde deseja.

3 – Prazos

Estabeleça um prazo para cada passo necessário. Uma semana, um mês ou até um pouco mais. O importante aqui é cronometrar, não se descuidar e arriscar perder o prazo. Anote esses prazos em todas as ferramentas possíveis para sempre lembrá-los.

4 – Avalie o mercado

Como está a sua profissão no mercado? Quais as oportunidades e ameaças da sua profissão? Para conseguir uma promoção, aumento de salário etc, é preciso se destacar e estar atento(a) ao que o mercado está pedindo.

5 – Pontos fortes e a serem aprimorados

Quais são suas forças e pontos fortes? É importante deixar isto bem claro e analisar como essas características positivas podem ajudá-lo(a) na sua trajetória. Da mesma forma, é primordial reconhecer suas fraquezas e pontos fracos. Desta forma, você pode aprimorá-los através de cursos, workshops etc.

6 – Network

Os contatos são importantes para a sua vida profissional. Se você está em busca de uma nova oportunidade, por exemplo, uma indicação pode fazer toda a diferença. Por isso, cultive o network físico e a comunicação virtual, através de LinkedIn e outros meios.

7 – Plano B

Imprevistos acontecem, ninguém está isento disso. Por isso, é importante analisar todas as possibilidades que podem acontecer e interferir que você atinja seus objetivos. Desta forma, fica mais fácil fazer um plano extra para que você ainda consiga a sua realização. Nestas situações, não se desespere! Lembre-se que podem ter outras formas de conseguir o que você quer.

8 – Aprenda com as experiências

Guarde os aprendizados e experiências. Se algo não deu certo no meio do caminho, respire fundo e analise a situação. Veja como você pode contornar a situação e o que isso lhe trouxe de aprendizado. Certamente, você não repetirá os mesmos erros.  Lembre-se: o seu caminho pode até se prolongar, mas não desista dos seus objetivos!
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra
plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.