Inteligência Artificial nos recrutamentos: como os candidatos podem se preparar diante desta inovação?

Você sabia que muitas empresas, principalmente dos setores de tecnologia e comércio, estão utilizando Inteligência Artificial nos recrutamentos? Para os recrutadores, isto tem tornado o processo de seleção de pessoas mais eficiente. Com o avanço da tecnologia, esta prática deve avançar cada vez mais e é primordial que os candidatos se adaptem aos novos processos. Estas novas práticas vão desde reconhecimento facial em entrevistas por vídeos, para que as emoções dos candidatos sejam mapeadas, até processos de gamificação, que testam diversas habilidades dos candidatos, como a capacidade de interação. Com toda essa inovação, como os candidatos podem se preparar? Separamos 4 dicas para ajudar neste processo. Confira:

1 – Busque atualização constantemente

Não é apenas a tecnologia que evolui: a informação e o conhecimento também. Para se destacar nos recrutamentos, é essencial que os profissionais, de qualquer área de atuação, busquem se atualizar para lidar com as novas demandas e ferramentas. Pesquise na internet e faça cursos relacionados à sua área, inclusive no que se refere à utilização de novas tecnologias.

2 – Desenvolva competências comportamentais

As máquinas podem realizar muitas tarefas operacionais, mas há algo que elas não conseguem fazer, pelo menos por enquanto: substituir as competências comportamentais. Por isso, desenvolva habilidades como flexibilidade, criatividade, comunicação, empatia e inovação. Todas elas já são consideradas diferenciais no mercado de trabalho e se você possuir qualquer uma delas será um profissional requisitado. ⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

3 – Capacidade de adaptação

É notável que a Inteligência Artificial trouxe inúmeras mudanças para o mercado de trabalho. E muitas outras ainda estão por vir. Isso significa que as atividades que você realiza hoje dificilmente serão as mesmas em alguns anos. Portanto, é essencial que os profissionais encarem as mudanças como desafios e não como problemas.

4 – Olhar crítico e global

A Inteligência Artificial requer ainda que os profissionais desenvolvam um olhar crítico e global. Isso significa pensar as atividades nos mínimos detalhes e analisar quais aspectos positivos e negativos trarão. Além disso, é necessário um olhar para a empresa como um todo: o processo que você participa impacta na atividade de outra pessoa? Como você pode aprimorar seu processo sem impactar o outro? Têm sugestões que podem contribuir para as atividades da empresa, mesmo as que você não se envolve? Essas atitudes diferenciam os profissionais. Os avanços tecnológicos vão continuar e você, como profissional, prece se adaptar a eles. Com essas dicas, você vai se destacar no mercado de trabalho, independente da área em que atue.


Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram
plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.