Ajude o Currículo 10 chegar ao top 20 do prêmio iBest – Influenciador de RH 2024 – Vote em Wendell Oliveira

Como se proteger de falas machistas no trabalho

Muitas mulheres já se depararam com falas machistas no ambiente de trabalho. Muito já se evoluiu nesse sentido, porém ainda é comum, em pleno 2021, mulheres relatarem alguma situação sobre isso. Como se proteger e até mesmo escapar dessas saias justas, sem perder a elegância?


Uma técnica bastante recomendada para lidar com essas situações é o espelhamento. Essa técnica consiste em desconcertar pessoas que estão sendo machistas com você ou outras mulheres ao redor e é bem simples: basta repetir as últimas três ou quatro frases que a pessoa falou em tom interrogativo:

  • Ah, mulher não sabe dirigir direito, né…
  • Mulher não sabe dirigir direito?
  • É, sabe como é, não sabe fazer baliza, essas coisas…
  • Mulher não sabe fazer baliza? Por que?


E assim por diante. Se a pessoa insistir em continuar com esses comentários, pergunte se tem algum dado que justifique tal afirmativa. Provavelmente, não terá. A partir daí, a tendência é que a pessoa enxergue que está sendo inconveniente e pare com esses tipos de comentários. Essa técnica traz muita reflexão sobre as falas carregadas de um machismo estrutural para as pessoas que cometem tal gafe.


Se você, mulher, passar por algo desse tipo lembre-se que não é necessário passar por isso. Leve a situação ao conhecimento do seu gestor/gestora ou ainda, se não se sentir confortável, converse com o RH da empresa. É um direito seu garantir respeito, saúde mental e prezar por um local de trabalho em que se sinta acolhida e segura.





Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.