Como pedir aumento de salário no emprego?


Antes de mais nada, vamos corrigir este título: você não vai pedir um aumento de salário e sim demonstrará porque merece um aumento para seu gestor/gestora ou RH, dependendo da cultura da empresa. Será necessário montar um estudo de caso, com dados, trazendo o que você mudou ou implantou em metodologia ou gestão, resultados que alcançou, metas que bateu etc.


Uma boa dica é apresentar também a média de salário do mercado. Mostrar quanto um profissional com o seu escopo de trabalho e sua formação ganha hoje nas demais empresas. Muitas vezes a sua própria empresa nem tem conhecimento sobre esses dados e isso pode dar um ótimo embasamento para convencimento.


Quando for pedir um aumento de salário, faça desta ocasião uma situação formal. Marque um horário com os responsáveis, faça uma apresentação como se fosse uma reunião de trabalho.


Importante: antes de tudo, tenha uma leitura de contexto e não proponha aumento de salário em situações como a empresa acabou de ser vendida ou passou recentemente por demissão em massa. Também evite brincadeiras de forma passiva/agressiva, insinuando: ah, eu mereço um aumento ou vou pedir um aumento por causa disso ou daquilo.


Caso receba um não como resposta, não se desespere. Nada de ameaçar sair da empresa ou coisas do tipo. Diga que entende, mas que quer um feedback formal. Pergunte quando será possível renegociar e o que a empresa precisa para reavaliar seu caso: melhores resultados, atingimento de metas etc. Isto pode até ser bom para aprimorar o seu desempenho no trabalho.


Gostou das dicas? Preparado(a) para propor seu aumento?

Confira mais dicas em nosso Blog.
Siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.