O desejo de mudar de carreira cresce cada vez mais entre os brasileiros. Afinal, mais de metade da população, 56% para ser mais exato, está insatisfeita com o atual emprego, pelos mais diversos motivos. É o que aponta uma pesquisa recente feita pelo Instituto Locomotiva.
No entanto, abandonar o atual emprego e apostar em um novo caminho profissional pode não ser tão fácil assim. O cenário econômico instável, a insegurança de apostar no novo e até mesmo o comodismo são alguns fatores que pesam na balança na hora de pensar em se reinventar profissionalmente. Diante disso tudo, como fazer uma transição de carreira de forma segura e coerente?
Como fazer uma transição de carreira de forma segura e coerente?
Bem, não existe uma fórmula de sucesso para isso, mas há alguns fatores que, se levados em conta, podem ajudar muita gente a passar por essa experiência com mais segurança. O autoconhecimento é um deles. Sua vivência profissional, mesmo atuando em uma área que não gostava, certamente trouxe muito aprendizado. O que mais gostou de fazer nos antigos empregos? Quais assuntos você domina? Qual ambiente de trabalho tem mais a ver com você? As respostas para essas perguntas partem do autoconhecimento e podem clarear suas ideias.
Outro ponto para pensar ao decidir mudar de carreira é em relação aos parâmetros de sucesso. Afinal, prefere trabalhar em um ambiente mais requintado ou despojado? Quer ter um negócio próprio ou um emprego mais flexível? Este é o momento de reavaliar o estilo de vida que você quer ter.
⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!
Quando já tiver essas respostas, parta para a fase de explorar novas ideias. Pense no que gostaria de fazer daqui por diante e permita-se pensar em todas as ideias que você já teve, mas que por algum motivo as deixou para trás. Faça uma lista de prós e contras, avalie seu nível de conhecimento sobre o assunto, o que está disposto(a) a fazer dar certo, além, claro, de avaliar o investimento inicial caso esteja pensando em abrir um novo negócio ou investir em algum curso, faculdade, intercâmbio etc.
O próximo passo seria tirar todo esse planejamento do papel. Calma, isso não significa jogar tudo para o alto. Você pode procurar um novo emprego enquanto ainda está empregado. O mesmo vale se a ideia for abrir o seu negócio. Aprenda com cada novo passo, invista em conhecimento e, naturalmente, você vai adquirir confiança. Você saberá o momento certo de abandonar o que já não te faz mais feliz e partir para um novo caminho. O ponto de partida está no que você pode fazer através dos recursos que tem. A partir de então, é só aprimorar.