Como elaborar um currículo para a área do direito


A área de direito conta com muitos profissionais no mercado de trabalho e só tende a crescer. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, hoje há mais de 800 mil estudantes, espalhados por todo o Brasil, lotando as salas de aulas deste curso. E ter um currículo para a área do direito especifico para os seus objetivos, vai fazer você garantir uma dessas vagas.


Por sorte, as oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação crescem no mesmo ritmo. Os profissionais de direito são bastante requisitados na iniciativa privada e nos serviços públicos. Além disso, o direito permite que o profissional trabalhe de forma autônoma. Esta área promete estar em alta no futuro.


Você atua desta área? Saiba como destacar o seu currículo e conseguir uma oportunidade na sua profissão.


Destaque o segmento que deseja atuar

A área de direito é bastante segmentada. O profissional pode atuar com direito cível, penal, trabalhista, tributário, ambiental, empresarial, focado no consumidor etc. O importante é destacar em qual segmento você tem experiência e deseja atuar. Desta forma, será mais assertivo, poupando o tempo de leitura do recrutador.


Destaque o cargo que almeja

Nem todo mundo que cursou direito pretende atuar como advogado, fazendo defesas. O profissional da área pode muito bem trabalhar com a parte burocrática de uma empresa, analisando contratos ou até mesmo na área de compliance, certificando que a empresa está em conformidade com o seu código de ética e a legislação. Isto também é importante constar no currículo, mostrando qual a sua pretensão.


Destaque suas conquistas

Se você pretende continuar exercendo sua profissão nos tribunais, atuando como defesa, o que não pode faltar em seu currículo são suas experiências e conquistas. Cite os casos que já participou e ganhou. Por exemplo: aumentei o número de casos bem-sucedidos em X% defendendo clientes das empresas X, Y e Z. 


Destaque seu conhecimento

É imprescindível que o profissional de direito esteja sempre atualizado e em dia com a legislação, que está em constante mudança. Por isto, mencione cursos, palestras e seminários importantes e recentes que já participou. Quanto mais conhecimento mostrar, mais interesse despertará no recrutador.


Atenção com a escrita

Um profissional de direito lê e escreve com frequência. Por isto, revise quantas vezes for necessário o seu currículo. Tome cuidado com os erros de português e digitação. O seu currículo não precisa ser técnico, pelo contrário. Quanto mais simples e claro melhor, mas precisa estar bem escrito.


Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e ter currículo para a área do direito!




Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.