As 10 perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google


É comum ficar nervoso(a) durante uma entrevista de emprego. Porém, o nervosismo pode afetar o entendimento das perguntas feitas pelo recrutador e deixar o profissional tenso ao responder a questão. Por isso, é muito importante se preparar antes da entrevista. Pensando nisso, separamos as 10 perguntas mais comuns feitas durante entrevistas de emprego. Confira:


1 – Pode falar um pouco mais de você?

Pode-se dizer que esta é a pergunta mais comum nas entrevistas. Aqui, o recrutador não quer saber todo o seu currículo e sim as experiências/realizações mais marcantes, que mostre que você está preparado(a) para o trabalho ofertado. Tenha pelo menos uns três exemplos para mencionar e treine a explicação em casa!


2 – Como ficou sabendo da vaga?

Soube por alguém que já trabalha na empresa? Diga o nome da pessoa e o quanto ficou animado ao saber da vaga. Caso tenha tomado conhecimento por algum site ou Linkedin, fale sobre o quê chamou atenção no anúncio e o motivo que despertou seu interesse.


3 – O quê você sabe sobre a empresa?

Além de mencionar que conhece os serviços/produtos ofertados e a história da empresa, também é importante mostrar que você conhece a missão, visão e valores da empresa. Aqui, você pode abordar algum diferencial da empresa, que tenha lhe chamado atenção.


4 – Por que devemos contratar você?

Ao responder esta pergunta, além de deixar claro que você está preparado para o novo desafio, destaque que é capaz de trazer bons resultados para a empresa e que também está alinhado com a sua cultura.


5 – Qual a sua maior conquista profissional?

Uma boa maneira de responder esta pergunta é com exemplos. Contextualize a situação, descrevendo o que você fez e o que foi alcançado por meio do seu trabalho. 


6 – Já lidou com algum desafio ou conflito no trabalho? Como lidou com isso?

Esta pergunta costuma ser frequente para que o recrutador analise as competências dos profissionais. Uma boa maneira de responder é contextualizar a situação e descrever o que você fez para resolver o conflito em questão.


7 – Onde você se vê daqui a cinco anos?

Para esta pergunta, uma boa forma de responder é pensar onde o cargo que está sendo ofertado pode te levar e se ele está alinhado com seus objetivos profissionais. Caso não esteja, diga que não tem muita certeza sobre o futuro, mas acredita que a experiência da vaga em questão pode ajudá-lo(a) a tomar as próximas decisões.


8 – Quais são seus pontos fortes?

É muito importante que você seja verdadeiro. Liste os pontos que você se destaca e estão relacionados à vaga em questão. Dê um exemplo de como você aplica essa característica no ambiente profissional.


9 – Quais são seus pontos fracos?

Profissionais perfeitos não existem. Com esta pergunta, o recrutador quer avaliar seu autoconhecimento e honestidade. Calma, nem por isso você deve acabar com a chance de conseguir a vaga. O indicado é você falar pontos que sabe que pode melhorar e está se esforçando, como o medo de falar em público.


10 – Você tem alguma pergunta?

Mesmo que você não tenha dúvidas, separe algumas perguntas para fazer. Isto mostrará o seu interesse pela empresa. Pergunta, por exemplo, quais os planos de crescimento da empresa, se estão preparando alguma novidade para o mercado etc.

Agora que você sabe as perguntas mais comuns feitas nas entrevistas, lembre-se de se preparar em casa!


https://www.curriculo10.com.br/blog/os-perigos-de-utilizar-modelos-prontos-de-curriculos/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10