9 dicas para uma boa entrevista de emprego por vídeo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

As entrevistas de emprego por vídeochamada já eram realizadas com certa frequência, mas com a pandemia de Coronavírus estão se tornando cada vez mais essenciais. Para quem ainda não teve essa experiência, é possível se sentir intimidade e deixar o nervosismo falar mais alto.

Para lidar com esse desafio, separamos 9 dicas de como se preparar para uma entrevista por vídeo. Confira:

1 – Tipos de entrevista por vídeo

Antes de mais nada, é preciso entender como ocorrerá a entrevista. Será ao vivo ou gravada? Dependendo da alternativa, existem diversas ferramentas que podem ajudar. Se for ao vivo, é possível utilizar o Skype, Google Hangout, entre outras ferramentas. Já se for gravada, precisará utilizar um site como o HireVue ou Spark Hire para ajudar. Converse com o recrutador para acertar esses detalhes.

2 – Preparação com antecedência

É importante testar a ferramenta que irá utilizar, para evitar falhas inesperadas e desconhecidas. Por isso, faça o download do software que vai precisar e faça um teste com um amigo ou familiar, para já se acostumar com a ferramenta.

3 – Vista-se adequadamente

Por mais que você faça a entrevista sentado, talvez seja necessário se levantar para pegar algum objeto, fechar a porta etc. Por isso, vista-se adequadamente também da cintura para baixo, como faria em uma entrevista de emprego presencial.

4 – Linguagem corporal adequada

Nas entrevistas por vídeo o entrevistador estará olhando constantemente para você. Neste meio de comunicação, há uma linha tênue entre manter contato visual e encarar o entrevistador. Sorrir é preciso, mas não pareça muito exultante. Pratique algumas expressões no espelho antes da entrevista.

5 – Chegue cedo para a entrevista

Para garantir pontualidade, logue-se no site ou software onde será realizada a entrevista pelo menos cinco a dez minutos antes do horário marcado. Desta forma, poderá evitar situações inesperadas com a ferramenta.

6 – Prefira uma ferramenta que já conheça

Existem várias ferramentas que possibilitam uma vídeochamada. Porém, se puder optar, escolha uma que já esteja familiarizado(a). Desta forma, poderá impedir situações imprevisíveis e não perderá tempo.

7 – Verifique o fundo do vídeo

Um dos detalhes a se levar em consideração em uma vídeochamada é o fundo da tela. Faça um teste com um amigo ou familiar e verifique se não há qualquer vestígio de bagunça ao fundo.

8 – Limite distrações

Você precisa fazer a entrevista em um local sem qualquer barulho, para não tirar o foco do que realmente interessa. Por isso, deixe o celular no silencioso, mantenha as janelas e portas fechadas. Se tiver, deixe seu animal de estimação em outro cômodo. Se houver alguma outra pessoa em casa, seja adulto ou criança, informe que a área onde você estará não poderá ser acessada.

9 – Mantenha um copo de água ao seu lado

Esse é o truque ideal caso precise de alguns segundos para organizar seus pensamentos. Peça desculpas, estenda a mão, tome um gole rápido e ponha o copo na superfície com cuidado. Não substitua por café, chá ou qualquer bebida diferente. Se você derramar, poderá seguir com a entrevista facilmente.

Gostou das dicas? Se você quer estar 100% preparado para uma entrevista por vídeo, o Currículo 10 pode te ajudar a se preparar. Conheça a nossa Simulação de Entrevista de Emprego aqui.


https://www.curriculo10.com.br/blog/7-estrategias-para-fisgar-os-recrutadores/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10