6 maneiras de resolver problemas, segundo Albert Einstein

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google


Como você costuma solucionar os desafios? Um dos cientistas mais conhecidos do mundo, Albert Einstein dizia que “se tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer. Porque se eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos”. 


A realidade do Brasil traz cenários desafiadores e ao mesmo tempo abre possibilidades para agir de maneiras inovadoras. Pensando nisso, separamos 6 maneiras de resolver problemas, inspiradas nos conhecimentos de Einstein. Confira:


1 – Definir o problema de outra maneira

Se você reservar um tempo para definir o problema de forma adequada será mais fácil de resolvê-lo. É possível fazer isto explorando a situação atual na qual o problema se encontra e explicando os resultados dessa busca em um único ponto de vista, tentando entender o ponto central do problema e questionando os motivos envolvidos que te levam a solucioná-lo.


2 – Ver o problema de uma perspectiva maior

Muitos problemas que enfrentamos são geralmente pequenas partes de algo maior. Ter a habilidade de ver a situação de diferentes formas (e tamanhos) é fundamental para avançar.


3 – Resolva o problema em pequenas partes

Se um problema parece ser insuperável, dê o seu melhor dividindo-o em partes (ou tarefas), que são mais fáceis de resolver.  Ao dividir um “problemão” em partes menores, você automaticamente ganha mais clareza dentro da realidade da situação da qual está passando.


4 – Formule o problema com uma pergunta

Crie uma pergunta para o problema que está passando. Desta forma, é possível chegar a uma solução. Isso acontece porque nosso cérebro adora enigmas e vai procurar uma resposta a essa pergunta até encontrá-la.


5 – Imaginar um final diferente

Outra sugestão é imaginar o pior resultado possível. Para vencer um problema, é preciso visualizar como seria uma possível derrota e o que o levaria a este resultado. Imaginando isso, tudo o que deve ser feito é ter a certeza de que esses erros não serão cometidos. Ficam apenas como um alerta mental.


6 – Reunir o máximo de informações possíveis

Você vai se sentir mais seguro ao resolver um problema se estiver bem informado e aprender sobre todos os fatos que levaram a ele. Tente buscar os motivos que o desencadearam e ao identificá-los, encontrar a solução ficará mais fácil e rápido do que se imagina.


E aí, qual sua forma de lidar com problemas?




https://www.curriculo10.com.br/blog/saiba-como-fazer-um-resumo-de-impacto-no-linkedin/

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10