6 maneiras de resolver problemas, segundo Albert Einstein


Como você costuma solucionar os desafios? Resolver problemas é uma tarefa diária, desde os mais pequenos, aos mais cabeludos.

Um dos cientistas mais conhecidos do mundo, Albert Einstein dizia que “se tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer.


Porque se eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos”. 


A realidade do Brasil traz cenários desafiadores e ao mesmo tempo abre possibilidades para agir de maneiras inovadoras.


Pensando nisso, separamos 6 maneiras de resolver problemas, inspiradas nos conhecimentos de Einstein. Confira:


1 – Definir o problema de outra maneira

Se você reservar um tempo para definir o problema de forma adequada será mais fácil de resolvê-lo. É possível fazer isto explorando a situação atual na qual o problema se encontra e explicando os resultados dessa busca em um único ponto de vista, tentando entender o ponto central do problema e questionando os motivos envolvidos que te levam a solucioná-lo.


2 – Ver o problema de uma perspectiva maior

Muitos problemas que enfrentamos são geralmente pequenas partes de algo maior. Logo, ter a habilidade de ver a situação de diferentes formas (e tamanhos) é fundamental para avançar.


3 – Resolva o problema em pequenas partes

Se um problema parece ser insuperável, dê o seu melhor dividindo-o em partes (ou tarefas), que são mais fáceis de resolver. 


Portanto, ao dividir um “problemão” em partes menores, você automaticamente ganha mais clareza dentro da realidade da situação da qual está passando.


4 – Formule o problema com uma pergunta

Crie uma pergunta para o problema que está passando. Desta forma, é possível chegar a uma solução.


Isso acontece porque nosso cérebro adora enigmas e vai procurar uma resposta a essa pergunta até encontrá-la.


5 – Imaginar um final diferente

Outra sugestão é imaginar o pior resultado possível. Para vencer um problema, é preciso visualizar como seria uma possível derrota e o que o levaria a este resultado.


Imaginando isso, tudo o que deve ser feito é ter a certeza de que esses erros não serão cometidos. Ficam apenas como um alerta mental.


6 – Reunir o máximo de informações possíveis

Você vai se sentir mais seguro ao resolver um problema se estiver bem informado e aprender sobre todos os fatos que levaram a ele. Tente buscar os motivos que o desencadearam e ao identificá-los, encontrar a solução ficará mais fácil e rápido do que se imagina.


E aí, qual sua forma de lidar com problemas?








Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.