A Síndrome de Impostor é uma condição ligada à desordem psicológica que leva à autossabotagem. Os sintomas costumam ser os mesmos encontrados em pessoas que têm depressão, ansiedade e baixa estima.
Basicamente, o profissional não se sente bom o suficiente. Isto pode ser muito prejudicial no ambiente de trabalho e até atrapalhar a carreira.
A Síndrome de Impostor pode afetar qualquer um e como é algo alimentado pela própria pessoa, dificilmente ela notará. Confira cinco sinais de que você pode ter a Síndrome do Impostor:
1 – Necessidade de se esforçar demais;
Sabe aquela sensação que ainda falta se esforçar mais para chegar a um determinado resultado? Então, esse pode ser um sintoma da Síndrome do Impostor.
2 – Medo de se expor;
Aquele insegurança de expor as suas ideias e pensamentos, principal por medo de estar errado(a) é um sintoma clássico da Síndrome.
3 – Se compara com os outros;
A grama do vizinho nem sempre é mais verde que a sua. A intensa comparação com outros colegas e amigos pode gerar ansiedade e traz a tona o Medo de se expor.
4 – Quer agradar a todos;
Outro ponto que é constante mente notado em pessoas com Síndrome do Impostor é a constante intenção de agradar a todos que estão em sua volta. Isso gera um desgaste muito grande.
5 – Autocrítica excessiva.
Autocrítica é excelente para você poder e entender os pontos que você precisa melhorar, mas quando se torna excessiva ao ponto de te bloquear para novas oportunidades, é ponto que você precisa repensar e buscar ajuda.
Notou que possui esses sinais? Procure ajuda profissional, um psicólogo, por exemplo. A saúde mental é essencial para termos qualidade de vida!
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra