É, o ano de 2022 se foi. Mas, como você o enxergou? Um ano a mais ou um ano a menos?
Para o Currículo 10 foi um grande ano. Aprendemos, erramos, choramos e, claro, sorrimos. Sorrimos muito. Crescemos de forma significativa em todos os aspectos.
Mas, estamos aqui para trazer algo muito importante.
Pensando sempre em auxiliar nossos clientes e parceiros, nós, do Currículo 10 (eu e os demais Consultores), fizemos um levantamento dos Erros mais comuns nos Currículos analisados, a fim de elencá-los para que possamos, juntos, dissecá-los e estudarmos as melhores formas de extingui-los dos olhos dos recrutadores.
1 – OBJETIVO PROFISSIONAL CLICHÊ / FALTA DE FOCO
É o erro mais comum de todos. Os profissionais ainda insistem em frases, como: “Crescer profissionalmente e compartilhar minhas experiências”, ou “Trabalhar em qualquer área”.
Esqueça isso! Seja claro e direto.
Mencione a área de atuação ou cargo almejado
– Engenheiro Civil; Analista Administrativo; Coordenador de Marketing; Auxiliar de Recursos Humanos, ou Área Financeira, Área de Departamento Pessoal, Área Fiscal, etc.
2 – CURRÍCULOS EXTENSOS
Não é um dos erros mais comuns nos Currículos, mas acredito que seja um dos mais graves. Cuidado ao elaborar seu currículo. Mais cuidado ainda em se apresentar com currículos pesados, com mais de 2 páginas. Percebemos muitos profissionais de 20 até 25 anos com currículos de 3 páginas. NÃO!!!! São RAROS os casos de currículos de 3, 4 páginas, por exemplo. Tudo depende do segmento, área e de quem vai receber o documento.
Seja sucinto, direto e objetivo.
“Encha linguiça” no seu perfil do LinkedIn. Aqui você pode escrever à vontade, hehe.
3 – ERROS DE PORTUGUÊS/ORTOGRAFIA
Desculpem este termo, mas é “broxante” a leitura de um currículo com erros de português. O próprio programa Microsoft Word tem um revisor de ortografia e gramática. Ou melhor, peça para um amigo, colega, tio, irmão, esposa para revisar o texto. Mesmo que seja um erro pequeno, uma letra não encaixada e esquecida pode custar muito caro!
4 – TELEFONE SEM DDD
É verdade, diversos profissionais deixam de forma bem explícita que podem viajar pela empresa, ou melhor, que podem mudar de estado ou país. Mas na hora do telefone/celular, cadê o DDD?
Será mesmo que o Recrutador, por mais que o currículo seja atrativo, vai pesquisar o DDD da cidade X+Y no Google? Atenção! Não custa nada colocar o telefone/celular de forma completa.
5 – FALTA DE CREDIBILIDADE NAS INFORMAÇÕES
Confiança e credibilidade nos dados e informações contidas no seu currículo é tudo! Ou seja, coloque o ano de conclusão da Graduação ou do Curso Técnico realizado. Escreva o período exato que você permaneceu em determinada empresa, por exemplo: Maio de 2020 até Junho de 2021.
É muito comum nos currículos analisados acharmos de uma forma mais crua, como:
– EMPRESA ABC – 2 anos.
– EMPRESA ALÔ – 6 meses.
– Graduação em Engenharia Civil – concluído.
Cadê a credibilidade?
De mais a mais, nossa equipe do Currículo 10 coloca-se inteiramente à disposição para auxiliá-los em tudo o que estiver ao nosso alcance, e aproveitamos para desejar a todos os nossos clientes e parceiros um excelente final de ano, repleto de saúde, sucesso, prosperidade e realizações.
Que em 2023 possamos renovar nossos vínculos e, juntos, alcançar nossos objetivos, principalmente daquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho!
E lembre-se, evite esse Erros mais comuns nos Currículos.
Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra