Ter contatos é uma grande vantagem no mercado de trabalho. Você pode encontrar um novo emprego, conquistar novos clientes, conhecer novos parceiros de trabalho, tudo por meio de networking. Por isso, separamos 5 dicas preciosas para fazer novos contatos. Confira:
1 – Networking não é coisa de gente interesseira!
Muitas pessoas associam o interesse em fazer networking com algo negativo. Não é bem assim! Networking é relacionamento. Como acontece em qualquer relação, precisa ser observado como uma troca positiva entre ambas as partes.
2 – Demonstre interesse pelo outro
Dedique seu tempo e sua atenção quando uma pessoa te procurar. Converse, pergunte, interaja. Você pode aprender algo novo com todo mundo. Esse momento pode render aprendizados e reflexões importantes.
3 – Trate todo mundo igual
Respeito é bom e todo mundo gosta. É importante respeitar todas as pessoas da mesma maneira. Responda, dê atenção e esteja disponível desde CEOs até pessoas que você mal conhece. Não distinga por títulos ou posição social. Esta dica, além de ser importante para fazer novos contatos, deve ser levada para a vida.
4 – Esteja disponível
Se identificar alguma situação em você possa ajudar e se conectar com outra pessoa, ajude sem pensar em ganhar algo em troca. Isso construirá sua reputação como leal e útil. O que é muito importante para a carreira!
5 – Tenha sensibilidade ao ativar contatos
Não apresse relações, nem cobre favores antes de construir um relacionamento de confiança com a outra parte. Confiança vem com o tempo. Acelerar o processo pode prejudicar a relação e acabar manchando sua credibilidade. Tenha paciência.
Gostou das dicas, agora é só colocá-las em prática!
Confira mais dicas em nosso Blog.
Siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.