5 dicas para engajar apresentações por videoconferências

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google


A pandemia continua afetando o mundo e, por isso, muitas empresas continuam mantendo as rotinas de trabalho de forma remota. Por conta disso, as videoconferências continuarão sendo utilizadas com frequência como forma de interação entre os profissionais. Uma das dificuldades deste recurso é prender a atenção e se conectar de forma efetiva com as demais pessoas presentes na reunião. Como conseguir este engajamento? Separamos cinco dicas que podem ajudar. Confira:


1 – Conte histórias pessoais

Uma forma de chamar atenção logo no início da conversa é compartilhar uma história pessoal que seja relevante ao assunto que será discutido. Em um momento em que a vida pessoal e profissional estão cada vez mais interligadas, não há problema em utilizar vivências pessoais como exemplos para iniciar uma conversa profissional. Vivências sempre prendem a atenção.


2 – Faça perguntas

Uma forma de proporcionar interação entre os participantes da reunião é fazendo perguntas logo no início, para transformar a apresentação em uma conversa. Se for um grupo grande, faça enquetes no estilo “sim” ou “não” para que as pessoas possam responder levantando as mãos ou respondendo no chat. É interessante ter alguém no chat para moderar a conversa e incluir mais pessoas.


3 – Gesticule com as mãos

Gesticular com as mãos aumentam as chances do ouvinte reter melhor a informação. Para videoconferências, as recomendações são manter os gestos dentro do quadro da tela e afastar o próprio corpo um pouco da câmera para incluir as mãos na visualização. Além disso, a cabeça deve ocupar 1/3 da tela. Para quem usa planos de fundo virtual, é importante manter os gestos na frente de seu corpo, em vez de para os lados, para evitar efeitos indesejados.


4 – Sorria

Um sorriso é uma ótima maneira de projetar energia, mas também deve ser usado com cuidado. O profissional não deve sorrir se estiver falando sobre más notícias, como pandemia, devastação econômica, injustiça, entre outros. Porém, ainda que esse seja o assunto, é possível sorrir quando for se apresentar ou concluir a fala na videoconferência. Um sorriso mostra que o profissional está ansioso pela conversa.


5 – Fique em pé

Mesmo que o instinto seja ficar sentado em frente ao computador, tente ficar de pé quando for apresentar algo. Além de melhorar a postura e aumentar a autoconfiança, ficar de pé em uma apresentação pode ajudar a projetar energia e engajar a audiência.


Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática.

Faça agora uma análise gratuita de seu currículo

Clique ou arraste um arquivo para esta área para fazer upload.
Anexe seu Currículo. O Arquivo precisa ser em formato .pdf, .doc ou .docx.
10% de DESCONTO EM TODOS PACOTES

Campanha especial para o Mês do Trabalhador, válida até o dia 31/05.

Use o cupom de desconto

TRABALHADOR10

Aproveite nossa campanha de desconto do Mês do Trabalhador e destaque no mercado de trabalho.

Use o cupom de desconto no carrinho:

Campanha válida até 31/05

TRABALHADOR10