4 passos para “falar sobre você” na entrevista de emprego

Agora, você tem um tempinho para falar sobre você”, “Diga um desafio e uma conquista de sua vida”, “Fale sobre seus pontos fortes e de aprimoramento”. Essas perguntas geralmente são feitas durante as entrevistas de emprego e você pode respondê-las através de histórias, para deixá-las mais interessantes! Saiba como:



1 – Mantenha clareza e linearidade


Antes de contar a sua história, tenha em mente uma estrutura de começo, meio e fim, focando no essencial: contextualizando o início do problema, logo depois contando qual era a tensão e terminando com a resolução do problema.



2 – Defina uma mensagem principal


Pense primeiro em qual mensagem deseja passar e depois escolha uma história para ilustrar. A mensagem principal precisa estar conectada à pergunta feita na entrevista. Você pode contar histórias sobre trabalho em equipe, tomadas de decisão ou resolução de problemas, por exemplo.



3 – Abrace o conflito


Conflitos são combustíveis para boas histórias. Ao longo da fala, destaque os obstáculos enfrentados, como: medo, falta de recursos e falta de conhecimento. Exemplo: como a falta de dinheiro para comprar um produto que tanto queria (obstáculo) fez você estudar sobre investimentos e ter interesse pelo mercado financeiro.



4 – Não se limite ao papel de herói


Você não precisa ser o “herói” em todas as histórias. Pode contar também experiências que vivenciou como amigo, mentor, ajudante ou testemunha de uma descoberta ou transformação. Exemplo: como ajudou sua antiga empresa a bater a meta de vendas no mês.


Agora que você já sabe sobre essas dicas, fuja dos clichês e se destaque entre os demais candidatos contando histórias!






Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.