ATENÇÃO – Confira as datas de entregas para este fim de ano antes de contratar. (Entregas a partir de 06/01/25)

3 dicas para aplicar bons feedbacks



O feedback, positivo ou negativo, é muito importante para o crescimento profissional. É através dessa troca que é possível criar uma relação de confiança e bem-estar com os colegas de trabalho, gerando mais comprometimento. Quando a mensagem é passada com empatia e cuidado pode agregar muito para quem recebe.


Por isso, separamos algumas dicas para os profissionais implementarem em suas rotinas ao aplicar feedbacks. Confira:



1 – Planeje-se


Separe um tempo para pensar sobre a conversa. Anote os pontos fundamentais a serem abordados e busque exemplos para especificar o que deve ser mantido e/ou aprimorado.



2 – Sinceridade e empatia


A confiança é essencial para o sucesso da comunicação. Por isso, explique o motivo da conversa e procure deixar a pessoa que está recebendo o feedback à vontade para falar.



3 – Siga uma estrutura


Conhece a técnica SCI (Situação, Comportamento e Impacto). É um modelo para construir o feedback. Primeiro, é necessário situar a pessoa sobre o tema abordado, incluindo a ocasião que determinado comportamento ocorreu, evitando expressões como: sempre, nunca, muito ou pouco.


Em seguida, relate com ações ou exemplos que caracterizam tal comportamento, sem incluir opinião pessoal e evitando a expressão “você é”. Depois. descreva as consequências causadas pelo comportamento da pessoa. 



Para destacar pontos fortes, utilize frases como “para mim, você se destaca em x competência” e “sugiro continuar a ter tal ação, que ajudou em tal processo”.

Já para pontos de melhoria, procure frases como “acredito que ajudaria na sua performance se você desenvolvesse x competência, pois acredito que ajudaria em tal processo”.



Pronto para colocar em prática?




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