O feedback, positivo ou negativo, é muito importante para o crescimento profissional. É através dessa troca que é possível criar uma relação de confiança e bem-estar com os colegas de trabalho, gerando mais comprometimento. Quando a mensagem é passada com empatia e cuidado pode agregar muito para quem recebe.
Por isso, separamos algumas dicas para os profissionais implementarem em suas rotinas ao aplicar feedbacks. Confira:
1 – Planeje-se
Separe um tempo para pensar sobre a conversa. Anote os pontos fundamentais a serem abordados e busque exemplos para especificar o que deve ser mantido e/ou aprimorado.
2 – Sinceridade e empatia
A confiança é essencial para o sucesso da comunicação. Por isso, explique o motivo da conversa e procure deixar a pessoa que está recebendo o feedback à vontade para falar.
3 – Siga uma estrutura
Conhece a técnica SCI (Situação, Comportamento e Impacto). É um modelo para construir o feedback. Primeiro, é necessário situar a pessoa sobre o tema abordado, incluindo a ocasião que determinado comportamento ocorreu, evitando expressões como: sempre, nunca, muito ou pouco.
Em seguida, relate com ações ou exemplos que caracterizam tal comportamento, sem incluir opinião pessoal e evitando a expressão “você é”. Depois. descreva as consequências causadas pelo comportamento da pessoa.
Para destacar pontos fortes, utilize frases como “para mim, você se destaca em x competência” e “sugiro continuar a ter tal ação, que ajudou em tal processo”.
Já para pontos de melhoria, procure frases como “acredito que ajudaria na sua performance se você desenvolvesse x competência, pois acredito que ajudaria em tal processo”.
Pronto para colocar em prática?
Confira mais dicas em nosso Blog.
Siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.