Transição de carreira: por onde começar?

A chegada de um novo ano sempre nos faz refletir. A carreira é sempre um aspecto que consideramos nessa fase. Segundo uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, 49% dos profissionais com mais de 25 anos de idade pretendem buscar um novo emprego em 2022. Destes, 61% querem trocar de companhia, mas ficar na mesma área e 39% desejam uma transição de carreira, em novo segmento ou profissão.


Você faz parte dessas estatísticas? Se você está pensando em fazer uma transição na carreira, é importante salientar: ela não precisa acontecer logo em janeiro e sim pode ocorrer ao longo do ano, com tranquilidade e muito cuidado. Desta forma, você mantém os pés no chão, sem agir de maneira impulsiva. Confira algumas dicas sobre transição de carreira:



1 – Reflita


Por quais motivos você busca a transição de carreira em 2022? O que você ama fazer de verdade? Essas perguntas são um bom ponto de partida. Saber o porquê da troca de carreira faz com que você entenda os seus motivos e sinta-se mais disposto para seguir em frente. Além disso, saber o que você ama fazer profissionalmente irá lhe direcionar rumo aos seus sonhos.



2 – O trabalho perfeito


Anote em algum lugar como seria o seu dia de trabalho “perfeito”. Inclua horário, atribuições, responsabilidades, desafios, etc. Considerando a realidade do trabalho que você almeja, claro. Não se esqueça de incluir as pequenas “coisas ruins” que um novo trabalho reserva. Isso lhe dará uma visão sobre o que deve ser feito para conquistar uma boa transição de carreira em 2022.



3 – Habilidades


A partir das anotações sobre o seu dia “perfeito” de trabalho, analise quais habilidades deverão ser aprendidas para colocar tudo em prática.



4 – Desenvolvimento


Desenvolva essas novas habilidades e compartilhe momentos com colegas de futura profissão. Isso lhe deixará mais por dentro do “novo universo”.



5 – Fundo financeiro


Antes de fazer a transição de carreira em 2022, lembre-se de ter um bom fundo financeiro. Afinal, ninguém começa uma nova carreira no topo, não é mesmo? Por isso, busque estabelecer um bom fundo para não ter dor de cabeça mais tarde.



6 – Pesquise


Comece a pesquisar novas oportunidades na área que você almeja e vá afunilando o que pode ser coerente com os seus objetivos. Lembre-se de fazer um bom currículo e cuidar da sua imagem profissional na hora de se candidatar às vagas. Nesta parte, o Currículo 10 pode te ajudar! Saiba mais AQUI.



7 – Decisão


Por fim, é hora de agir! Peça demissão no seu emprego e engate a sua transição de carreira em 2022. Saiba que você terá medo, angústia e poderá até viver um “luto” no meio dessa transição. Afinal, você “perde” o profissional que você era e isso pode doer. Mas lembre-se da compensação: uma nova carreira mais interessante pela frente.


Gostou das dicas? Boa sorte na sua jornada de transição!










Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.