As 10 perguntas de entrevista de emprego mais comuns



É comum ficar nervoso(a) durante uma entrevista de emprego. Porém, o nervosismo pode afetar o entendimento das perguntas de entrevista de emprego feitas pelo recrutador e deixar o profissional tenso ao responder a questão. Por isso, é muito importante se preparar antes da entrevista.


Pensando nisso, separamos as 10 perguntas de entrevista de emprego mais comuns. Confira:


Sobre você



1 – Pode falar um pouco mais de você?


Pode-se dizer que esta é a pergunta mais comum nas entrevistas. Aqui, o recrutador não quer saber todo o seu currículo e sim as experiências/realizações mais marcantes, que mostre que você está preparado(a) para o trabalho ofertado. Acima de tudo, tenha pelo menos uns três exemplos para mencionar e treine a explicação em casa!



2 – Por que devemos contratar você?


Ao responder esta pergunta, além de deixar claro que você está preparado para o novo desafio. Além disso, destaque que é capaz de trazer bons resultados para a empresa e que também está alinhado com a sua cultura.



3 – Qual a sua maior conquista profissional?


Uma boa maneira de responder esta pergunta é com exemplos. Contextualize a situação, descrevendo o que você fez e o que foi alcançado por meio do seu trabalho. 



4 – Já lidou com algum desafio ou conflito no trabalho? Como lidou com isso?


Esta pergunta costuma ser frequente para que o recrutador analise as competências dos profissionais. Uma boa maneira de responder é contextualizar a situação e descrever o que você fez para resolver o conflito em questão.



5 – Onde você se vê daqui a cinco anos?


Para esta pergunta, uma boa forma de responder é pensar onde o cargo que está sendo ofertado pode te levar e se ele está alinhado com seus objetivos profissionais. Caso não esteja, diga que não tem muita certeza sobre o futuro, mas acredita que a experiência da vaga em questão pode ajudá-lo(a) a tomar as próximas decisões.


Você totalmente preparado(a) para a próxima entrevista de emprego.

Conheça agora mesmo nosso serviço de Simulação de Entrevista de Emprego.
Uma simulação totalmente exclusiva, focada para sua área de atuação.

Clique aqui e conheça agora.



Autoconhecimento



6 – Quais são seus pontos fortes?


É muito importante que você seja verdadeiro. Liste os pontos que você se destaca e estão relacionados à vaga em questão. Acima de tudo, dê um exemplo de como você aplica essa característica no ambiente profissional.



7 – Quais são seus pontos fracos?


Profissionais perfeitos não existem. Com esta pergunta, o recrutador quer avaliar seu autoconhecimento e honestidade. Calma, nem por isso você deve acabar com a chance de conseguir a vaga. O indicado é você falar pontos que sabe que pode melhorar e está se esforçando, como o medo de falar em público.


Sobre a vaga



8 – Como ficou sabendo da vaga?


Soube por alguém que já trabalha na empresa? Diga o nome da pessoa e o quanto ficou animado ao saber da vaga. Caso tenha tomado conhecimento por algum site ou Linkedin, fale sobre o quê chamou atenção no anúncio. Além disso, motivo que despertou seu interesse.



9 – O quê você sabe sobre a empresa?


Além de mencionar que conhece os serviços/produtos ofertados e a história da empresa, também é importante mostrar que você conhece a missão, visão e valores da empresa. Por exemplo, aqui, você pode abordar algum diferencial da empresa, que tenha lhe chamado atenção.


Por fim



10 – Você tem alguma pergunta?


Mesmo que você não tenha dúvidas, separe algumas perguntas para fazer. Isto mostrará o seu interesse pela empresa. Pergunta, por exemplo, quais os planos de crescimento da empresa, se estão preparando alguma novidade para o mercado etc.


Agora que você sabe as perguntas mais comuns feitas nas entrevistas, lembre-se de se preparar em casa!




Confira mais dicas em nosso Blog.
Siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.